quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Orquestra de Acordeãos de Viseu

Desde cedo iniciei a minha participação na Orquestra de Acordeãos de Viseu. De facto, no início, era raro ouvir falar de tal formação! Uma orquestra de acordeãos? Mas que música executam?
De facto, a Orquestra de Acordeãos de Viseu, duas vezes distinguida pela revista Anim'arte com o prémio de Produção Artística, desenvolveu um trabalho exigente no que diz respeito à divulgação do acordeão como um instrumento de concerto. E como cada vez mais se lêem Blogs sobre o Acordeão como instrumento de concerto, aqui deixo uma pequena "biografia" da orquestra:



Orquestra de Acordeãos de Viseu

A Orquestra de Acordeãos de Viseu, é constituída por cerca de 15 elementos, antigos e actuais alunos e professores do Conservatório de Música Dr. José Azeredo Perdigão - Viseu.
Com mais de cem actuações desde a sua fundação, em 1995, teve o privilégio de realizar concertos em algumas das melhores salas de espectáculo do país, entre as quais o Mosteiro de Alcobaça, Centro Cultural de Belém, Palácio de Cristal, Exponor, Teatro Viriato, Parque das Nações e participar em programas de televisão na T.V.I. e na RTP e em rádio na RDP, entre outros.
A nível Internacional participou no Festival Internacional de Orquestras em Itália (Junho 2001) a convite de Wladimir Zubitzky e deu concertos em Salamanca – Espanha e no Principado de Andorra (Concerto de abertura do I Concurso Internacional de Acordeão).
Sete elementos participaram, em Macau, na “Cerimónia de Regresso à Pátria”, em 21 Dezembro de 1999.
Três dos seus elementos são detentores de primeiros lugares em Troféus Nacionais e Internacionais de Acordeão.
A nível de formação, os seus elementos têm participado em cursos de técnica acordeonística com os melhores professores mundiais, F. Lips, W. Semionov, Peter Soave, Maximiliano Pitocco e organizaram em Viseu workshops seguidos de concertos com Wladimir Zubitsky em 2000 e 2001.
Dirigida pelo professor Abel Moura, a orquestra executa temas de diversos géneros e autores, do barroco ao contemporâneo, passando pelo jazz, a exuberância em Galliano, o tango, os sentimentos arrebatados em Astor Piazzola, etc…
Email: aaamviseu@gmail.com

Aqui fica para a posteridade, e para dar a conhecer o que de bom se faz em Viseu.
Um abraço a todos os que, sendo profissionais do acordeão ou não, fazem tudo para dignificar este belo instrumento que é o acordeão.


6 comentários:

Unknown disse...

n sei o que eide de dizer!!!!!! eu faço parte desta orquestra a ja 8 longos anos!!!!! fiz novos amigos boas amizades e conheçi novas pessoas que hoje infelizmente n fazem ja parte desta orquestra!!!! eu aindo faço parte so que infelizmente este sera o meu ultimo ano pq pro ano espero entrar no curso de musica em aveiro!!!!!
nunca deixem morrer esta orquestra!!!!

Nuno Silva disse...

O facto de por vezes não podermos estar presente tão regularmente como gostaríamos, no ambiente de orquestra, não impede que uma vez ou outra façamos um esforço para participar nas actividades da orquestra, e eu estou com esperanças que os mais antigos, os que constituiram o núcleo duro desta orquestra, voltem de vez em quando, nem que seja para matar saudades...

Nuno Silva disse...

Este Blog é moderado por mim, e não quero com este Blog, tal como acontece com muitos outros, que haja atitudes ofensivas da parte de quem o lê. Por isso, caro(a) "Bica & Bornato", a maneira como as pessoas escrevem ou deixam de escrever, não é o mais importante para este Blog mas sim o conteúdo daquilo que escrevem. Obrigado por participar, mas apenas vou aprovar comentários válidos sobre o "Post" em causa e não sobre outras pessoas que participam no Blog. Obrigado

Anónimo disse...

Olá caro pessoal da Orquestra...
Sim!Sou eu!O Eduardo...
É bom ver q est{a tudo a andar pra frente com a orquestra q tantas alegrias me deu...as amizades q m proporcionou...as viagens q m realizou...
foram sem duvida nao sei qts anos q jamais irei esquecer...
continuem...
Atè 1 dia... quem sabe...pra matar saudades...pelo menos...Abraços a todos...
até...
xau

Nuno Silva disse...

Penso que há uma coisa de que a Orquestra nos proporciona. Basta participar uma vez na orquestra para se fazer parte dela para sempre. Acho que é esse o sentimento geral, de que pessoas como o Eduardo, a Sónia, o Edson, e muitos outros que mais tarde irei mencionar num novo "post", farão sempre parte da orquestra e serão sempre bem vindos para voltar a participar nela. Abraço

Anónimo disse...

pois é malta, qd vi o comentario que fixes-t acima nuno ate chorei!
foram 8 anos de mts alegrias, tristexas, viagens e gandes amixades que deixei para trax para seguir a minha vida.
tenho a agradeçer a mts pessoas, como o prof.Abel Moura que me ensinou mt coisa, ao Nuno, ao Bruno e a mts ourtras pessoas que guardo cm mt respeito no coraçao.
tou a 2 anos em cmbr a tirar musica, mas é cm mt agrado que guardo gandes recordaçoes, desta que foi o minha 2º familia.
pa todos em grnde abraço e espero voltar a tocar cm voces brevemente.